Arquivos mensais: janeiro 2015

Análise Semanal das Taxas de Juros 02/01/2015

No último relatório Focus ( publicado pelo Banco Central do Brasil ) de 2014 ( 26/12 ) , a variação da inflação medida pelo IPCA ( índice de preços ao consumidor amplo ) aponta para uma variação da ordem de 6,59% para os próximos 12 meses .

Os analistas consultados apontam que para o mês de Janeiro a expectativa de inflação fique ao redor de 0,96% ou seja um equivalente a 12,14% ao ano . Com isso a taxa meta selic para o final de 2015 está sendo projetada em 12,50% ao ano , portanto acima da taxa meta selic de hoje que está na ordem de 11,75% ao ano  .

No gráfico abaixo você poderá ter uma ideia das projeções acumuladas da variação das taxas de juros que estão sendo negociadas na Bolsa :

Analise1

Como podemos perceber as taxas de juros de curto prazo estão acima do  patamar contido no relatório Focus ( 12,50% para o final de 2015 )  o que significa uma certa instabilidade nas taxas causada por esse descompasso .

Já as operações pré-fixadas de longo prazo são uma alternativa interessante pois hoje estão pagando no RDB Direto ( www.rdbdireto.com.br )  uma taxa de 13,80% ao ano para 4 anos .

Garantir portanto uma taxa elevada em um período em que as taxas devam ceder caso o governo tenha sucesso em sua política econômica  pode ser uma boa alternativa !

Valmir Duarte Costa
Consultor
www.rdbdireto.com.br
valmir@rdbdireto.com.br
Chat ao vivo , acesse aqui